Segundo o Mapa da Inadimplência do Serasa do mês de outubro de 2021, são 213 milhões de dívidas no Brasil, num valor total de R$253,65 bilhões. Dessas dívidas, 28,7% vêm do cartão de crédito, que são conhecidos pelos altos juros e a grande possibilidade da dívida virar uma bola de neve sem condições para quitar dívidas.

dicas para quitar dividas com juros altos pagando menos - 4 dicas para quitar dívidas com juros altos pagando menos

4 dicas para quitar dívidas com juros altos!

 

1. Organize-se!

Essa sempre será a primeira dica em qualquer lista que você procure. Afinal, se você está endividado, pode ter certeza que faltou organização!

Saber quanto você ganha e quanto você gasta é super importante para aprender a não gastar mais do que tem ou fazer dívidas onde as parcelas ultrapassam o orçamento.

Agora que você já está nessa situação, o mais importante é saber qual o valor total da sua dívida. Se for possível, saber também quanto você está pagando de juros é uma informação bem legal. Afinal, se você pensa em negociar a taxa de juros, precisa saber de quanto ela é hoje.

Saber o Custo Efetivo Total, o CET, da sua dívida é outra informação que vai te trazer mais clareza sobre quanto você está realmente devendo. Ele nada mais é do que o valor bruto da sua dívida, sem os encargos e taxas.

Após organizar todas as contas, você também terá condições de saber quais são as dívidas que precisam ser pagas primeiro. Isso porque, aquelas que possuem juros mais altos, certamente vão gerar mais dor de cabeça no futuro. Sendo assim: vamos sempre começar a negociação por elas!

2. Tente renegociar a dívida

Com as informações do custo real da dívida, você pode tentar ir até a instituição financeira para tentar renegociar. Isso porque os bancos certamente estarão interessados em resolver essa questão que também está pendente para eles.

Mas lembre-se, não adianta só diminuir o valor da parcela. Isso porque, provavelmente, seu empréstimo ou financiamento possui o chamado juro composto. Ou seja, quanto maior o número de parcelas, maior será a incidência da taxa de juros.

Então, se você fizer as contas do valor total devido após aumentar o número de parcelas, verá que o montante será muito maior do que era inicialmente. Por isso é tão importante fazer um planejamento e ponderar bem qual será a negociação com o banco.

Aliás, você sabia que existe uma lei chamada Lei do Superendividamento? Ela favorece as negociações entre devedores e credores, definindo que quem está inadimplente precisa ter um valor mínimo de renda para viver. Ou seja, existe uma porcentagem máxima da renda mensal que pode ficar comprometida com dívidas.

Assim, é possível solicitar judicialmente que o valor mensal da dívida não seja maior do que esse mínimo existencial, sendo que o juiz pode fixar esse valor de maneira compulsória.

3. Utilize os feirões de renegociação

Existem feirões que facilitam o pagamento de dívidas. Eles são organizados por órgãos de proteção ao crédito ou instituições financeiras que querem ajudar seus clientes a quitar dívidas, sejam elas com juros altos ou não.

O Feirão Limpa Nome do Serasa é um deles. Através desse feirão, você pode negociar sua dívida totalmente online.

4. Faça uma portabilidade de crédito

A portabilidade de crédito nada mais é que pagar uma dívida fazendo um outro empréstimo com melhores condições de pagamento ou menores taxas de juros.

Se você souber exatamente quanto está pagando na dívida atual, poderá procurar outras instituições que ofereçam uma proposta mais atrativa.

Assim, você faz um novo empréstimo e paga o anterior, sempre negociando um valor com desconto à vista, é claro!

Você pode fazer a portabilidade do seu empréstimo! Para isso, basta fazer uma simulação da quantia que você deseja com o Bancri!

Referência: https://bityli.com/kgFZZjeIm

Bancri – Banco de Crédito Popular, a solução em crédito para pessoas físicas e jurídicas em Itajaí e região

O Banco Bancri disponibiliza empréstimos pessoais tanto para PJ quanto para PF, atuamos na liberação de crédito para alavancar negócios e oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de comprar equipamentos ou máquinas (novas e usadas), ferramentas, matérias-primas, mercadorias para estoque, materiais de construção, reformas, viagens e muito mais.

Para contratar um empréstimo pessoal com taxas reduzidas e em até 36x vezes para pagar, entre em contato conosco pelo número: 0800 123 5600, pelo WhatsApp: (47) 30456030 ou pelo e-mail: atendimento@bancri.org.br. Atendemos das 09h00 às 17h00 de segunda a sexta.

Precisa de ajuda?