Imagine a seguinte situação: um ente querido precisa de tratamento médico com muita urgência, mas ele não tem plano de saúde. Para piorar, os custos desse tratamento são altos. No mundo ideal, a falta de dinheiro nunca seria problema. No entanto, na vida real, não é assim que funciona. Na situação descrita acima, uma saída pode ser pedir empréstimo pessoal.

Pedir empréstimo pessoal é uma solução para resolver situações de emergência. Porém, para o bem das suas finanças, é preciso ter atenção para não comprometer o orçamento.

Entenda o que é e confira 5 motivos para pedir empréstimo pessoal!

O que é empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é uma modalidade em que bancos e financeiras emprestam dinheiro para pessoas físicas para diversos fins. Ou seja, você não precisa justificar como utilizará o dinheiro. Para solicitar, basta fazer uma simulação junto às instituições financeiras da quantia que necessita e ter acesso às parcelas fixas mensais que terá que pagar.

Um dos diferenciais do empréstimo pessoal é que não há a necessidade de oferecer nenhum tipo de garantia, como imóvel ou carro, para conseguir o dinheiro emprestado. Para aprovar o empréstimo, as instituições financeiras consideram pontos como histórico de pagamento, situação do nome do consumidor, entre outros fatores.

Motivos para pedir empréstimo pessoal

Por não exigir que o dinheiro seja usado para um fim específico, o empréstimo pessoal é usado como alternativa para resolver alguma situação de emergência. Confira!

1. Reforma de casa

Um dos motivos que leva a pessoa a pedir empréstimo pessoal é a necessidade de realizar uma reforma emergencial em casa.

Algumas situações podem forçar uma mudança de última hora no seu lar: uma exigência da prefeitura, uma chuva que causou danos, algum problema mais grave na tubulação e na parte elétrica, entre outros. Pedir empréstimo pessoal pode ser a solução.

2. Investimento em educação

A oportunidade de fazer uma faculdade, pós-graduação ou curso ajuda a impulsionar a carreira, mas esse é um passo que deve ser planejado. Ou seja, o investimento em educação não se encaixa de fato no conceito de emergência, motivo pelo qual existem outras opções ao empréstimo pessoal para esses casos.

3. Viagem

Surgiu a oportunidade de fazer uma viagem incrível com os amigos ou com a família, mas você não consegue arcar de imediato com todos os custos? O empréstimo pode ser a saída. Além de cobrar juros mais baixos do que o rotativo do cartão de crédito, a modalidade permite que você se planeje para pagar as parcelas até mesmo antes da tão sonhada viagem.

4. Gastos inesperados

Uma doença na família, um carro quebrado ou a necessidade de levar o cachorro ao veterinário. Infelizmente, gastos inesperados fazem parte do dia a dia de todos.

O empréstimo pessoal pode ser a melhor solução caso surja uma despesa que não foi prevista, mas não pode esperar. Além de ser rápido de solicitar, se aprovado, o dinheiro não demora a cair na sua conta.

5. Pagar débitos mais altos

Outro motivo para pedir empréstimo pessoal é poder pagar débitos que cobram juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial. Se você precisa quitar uma dessas modalidades, recorrer ao empréstimo vale a pena. Além de pagar juros mais baixos, você pode se planejar para pagar as parcelas no seu tempo.

O que fazer antes de solicitar o empréstimo

Pedir empréstimo pessoal é uma solução fácil e acessível para quem precisa de dinheiro por motivos diversos. No entanto, é importante que isso não se torne um hábito. Pegar empréstimo deve ser algo bem pensado e calculado para que você não tenha uma dor de cabeça no futuro. Veja o que fazer antes de solicitar o empréstimo!

Analisar todas as despesas da família

O primeiro passo antes de pedir um empréstimo é analisar todas as despesas da família para ter certeza de que conseguirá pagar todos os meses o valor que pediu emprestado. Pode ser necessário ter que cortar alguns gastos supérfluos ou reduzir despesas para manter o orçamento em dia.

5 indicios de que um emprestimo jpg - 5 indícios de que um empréstimo pessoal é uma boa alternativa para você

Definir uma parcela que não comprometa demais o orçamento

Depois de analisar as despesas da casa para fazer alguns ajustes e garantir que conseguirá pagar o seu empréstimo, é preciso definir uma parcela que não comprometa demais o orçamento.

O ideal é que a parcela do seu empréstimo não ultrapasse 15% da sua renda líquida mensal, caso não tenha outras dívidas. Se tiver, o valor somado não pode ultrapassar essa porcentagem.

Muitas pessoas querem quitar mais rápido o empréstimo e acabam se comprometendo com parcelas muito acima do que podem pagar por mês. Não cometa esse erro. É melhor levar mais tempo para pagar e escolher uma parcela que caiba no orçamento da sua família.

Buscar uma instituição financeira confiável

Um cuidado importante antes de solicitar o empréstimo é garantir que a instituição financeira é confiável. Fuja de empresas que exigem pagamento adiantado ou não são conhecidas no mercado. Prefira sempre financeiras com um bom tempo de atuação e de maneira nenhuma deposite dinheiro em conta-corrente de terceiros. Pode ser golpe!

Pedir empréstimo pessoal é uma alternativa a ser considerada por quem tem que lidar com uma emergência inesperada. Além de fácil e rápido, você pode se planejar para pagar suas parcelas mensalmente.

Antes de solicitar seu empréstimo, no entanto, faça uma análise das despesas da família e considere o valor das parcelas no seu orçamento. Além disso, procure uma empresa confiável, com tempo de mercado, para não correr o risco de cair em golpes.

Referência: https://curtlink.com/NLi1O5

Bancri – Banco de Crédito Popular, a solução em crédito para pessoas físicas e jurídicas em Itajaí e região

O Banco Incra disponibiliza empréstimos pessoais tanto para PJ quanto para PF, atuamos na liberação de crédito para alavancar negócios e oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de comprar equipamentos ou máquinas (novas e usadas), ferramentas, matérias-primas, mercadorias para estoque, materiais de construção, reformas, viagens e muito mais.

Para contratar um empréstimo pessoal com taxas reduzidas e em até 36x vezes para pagar, entre em contato conosco pelo número: 0800 123 5600, pelo WhatsApp: (47) 30456030 ou
pelo e-mail: atendimento@bancri.org.br. Atendemos das 09h00 às 17h00 de segunda a sexta.

Precisa de ajuda?