Crédito para comprar carro: saiba como funciona e como contratá-lo

Adquirir o próprio carro ajuda muito no cotidiano das pessoas, facilitando a locomoção não só da rotina pessoal, mas também do trabalho. Além disso, investir em um veículo, seja seminovo ou mesmo zero km, é interessante para criar um patrimônio.

Porém, muitas pessoas deixam de lado o sonho de ter o veículo próprio, por não terem condições de dar uma boa entrada ou pela incerteza de que conseguirão quitar as parcelas.

 

O que é o crédito auto e como funciona?

O crédito auto, ou seja, o crédito para comprar carro, é aquele oferecido por instituições financeiras para a compra de veículos destinados tanto a uso pessoal quanto comercial — mas é preciso observar que essa é uma linha de financiamento apenas para pessoas físicas.

Ele funciona da seguinte forma: sua taxa de juros é prefixada e pode financiar carros, usados ou novos, importados ou nacionais, com potencial de chegar a até 100% do valor do veículo, conforme o ano de fabricação e o relacionamento do cliente.

O vencimento para o pagamento é de até 60 meses. Existe autorização para que o saldo devedor seja quitado preliminar ou parcialmente.

 

O que é necessário para conseguir crédito para comprar carro?

Veremos quais são os critérios mais utilizados pelas instituições financeiras para a concessão do crédito para comprar carro.

Para financiar um veículo, você precisa ter:

  • nome limpo na praça;
  • idade entre mínima (18 anos) e máxima (70 anos);
  • comprovante de renda;
  • histórico de crédito;
  • percentual de entrada.

Além disso, se você pretende mesmo adquirir um veículo, o ideal é fazer uma poupança para isso. Assim, quando uma oportunidade surgir, será mais fácil dar início ao processo.

 

Quais são os principais financiamentos para veículos?

Cada modalidade de crédito para comprar carro apresenta particularidades, tais como diferentes taxas de juros, por exemplo. Nas seções a seguir, saiba mais sobre as três principais linhas que podem ser utilizadas para carros usados e novos:

 

para comprar veiculo quando e a hora de trocar - Empréstimo para comprar veículo: quando é a hora de trocar?

 

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Por meio dessa forma de empréstimo, é possível realizar um empréstimo em instituições financeiras para a compra do carro. O CDC oferece um crédito diretamente e com mais facilidade ao consumidor, no momento em que ele precisar.

Quando solicitado por meio de instituições financeiras, o CDC pode ser obtido em dinheiro em espécie. Outras possibilidades são as lojas de departamento, quando se abre crédito para compras de valor predeterminado ou se obtém um limite para gastos com cartão de crédito.

O CDC oferece maior flexibilidade na negociação das taxas de juros, uma vez que possibilita que o consumidor tenha contato direto com a empresa credora. As taxas não sofrem alterações ao longo do período total de pagamento das prestações, pois elas são fixadas no início do contrato.

 

Leasing

Essa modalidade é baseada em um acordo firmado entre a concessionária e a instituição financeira. Quem optar pelo leasing deve observar que, enquanto o veículo não for quitado, o bem fica em nome da empresa credora.

 

Os principais aspectos sobre esse crédito para comprar carro são:

  • tem duração de no mínimo 24 meses, podendo ser estendido para no máximo 42, mediante acordo;
  • a quantia faltante para a quitação, depois que for finalizado o período do aluguel, conhecida como valor residual, pode ser acordada de diferentes maneiras;
  • a determinação de modelo, cor e ano do carro é feita pelo comprador do veículo, porém, a posse do nome é da instituição financeira;
  • o acordo é prefixado através de juros e contas fixas;
  • o usuário tem total responsabilidade com seguro, manutenção e taxa de transferência;
  • O comprador pode passar o veículo para o seu nome após o pagamento da última parcela, caso se decida pela posse do bem.

Consórcio

O consórcio é um meio de investir, poupar e adquirir bens. Nesse caso, a responsabilidade pela condução do processo de crédito é da administradora. O objetivo da empresa é que, no encerramento do prazo, todos os membros consorciados tenham sido atendidos satisfatoriamente.

O acompanhamento do processo ocorre mensalmente, por meio da realização de assembleias que atualizam os participantes a respeito do andamento do consórcio.

Além disso, ocorrem, nesses momentos, os sorteios que estabelecem as pessoas que serão contempladas em determinada época e também os lances do período. Os premiados recebem, então, uma carta de crédito para comprar um carro.

Diferentemente do CDC e do Leasing, no consórcio, as prestações sofrem alterações, ao longo do pagamento, conforme a variação do preço do automóvel/bem de referência que será adquirido.

Não há diferenciação entre os participantes, independentemente de a pessoa ser sorteada no primeiro mês ou no último. Por meio da oferta de lance, o consorciado pode tentar antecipar a contemplação, caso tenha urgência na compra.

 

Quais são as taxas para financiamento de veículos?

A taxa de juro para financiar um veículo não é única, dependendo de cada instituição financeira. A variação das porcentagens entre uma e outra empresa não tende a ser absurda, porém, tenha em mente que, no momento de fechar a conta, qualquer diferença pode aumentar ou diminuir o valor total.

Logo, é necessário fazer uma boa pesquisa para encontrar a alternativa de melhor custo-benefício para a sua compra. Os valores que são financiados, bem como as determinações das prestações, são definidos a partir da receita do comprador do veículo.

 

Como contratar esse tipo de crédito?

O primeiro passo é procurar a instituição financeira em que você tiver conta e consultar as condições de financiamento do veículo. Após, análise o mercado e utilize os dados conquistados para negociar com o gerente.

Caso você não consiga chegar a um acordo satisfatório com a instituição bancária, considere a possibilidade de contratar financiamento com financeiras.

 

Quais são os documentos e as exigências do crédito para comprar carro?

Para conseguir um contrato com uma financeira, tenha em mãos os seguintes documentos:

  • RG e CPF em situação regular na Receita Federal;
  • comprovantes de renda e residência;
  • nota fiscal ou DUT do veículo;
  • formulário do DETRAN da sua cidade, para comprovar a inexistência de débitos do carro (multas, IPVA e seguro obrigatório).

Além de saber quais são os documentos, você precisa estar ciente das exigências do crédito auto. Como já destacamos, somente pessoas físicas estão aptas a usá-lo. E outra questão que você precisa observar é:

  • os carros usados não podem ter mais de dez anos de fabricação;

Por fim, caso você deseje realizar uma troca imediata ou comprar um veículo, a melhor solução é fazer um financiamento por meio de uma cooperativa de crédito.

 

Referência: https://bityli.com/zUGQ9

Bancri – Banco de Crédito Popular, a solução em crédito para pessoas físicas e jurídicas em Itajaí e região

O Banco Incra disponibiliza empréstimos pessoais tanto para PJ quanto para PF, atuamos na liberação de crédito para alavancar negócios e oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de comprar equipamentos ou máquinas (novas e usadas), ferramentas, matérias-primas, mercadorias para estoque, materiais de construção, reformas, viagens e muito mais.

Para contratar um empréstimo pessoal com taxas reduzidas e em até 36x vezes para pagar, entre em contato conosco pelo número: 0800 123 5600, pelo WhatsApp: (47) 30456030 ou
pelo e-mail: atendimento@bancri.org.br. Atendemos das 09h00 às 17h00 de segunda a sexta.

Precisa de ajuda?