A opção de comprar um usado é uma boa opção para quem não tem condições de arcar com o financiamento de um carro zero ou, talvez, esteja comprando seu primeiro carro. Entretanto, para que a aquisição não seja um problema é crucial saber como comprar carros usados com segurança.

Desde a documentação até o estado do veículo, existem diversos pontos de atenção que devem ser considerados na hora da escolha e da compra de um usado. Confira detalhes neste artigo!

Como comprar carros usados com segurança?

Mesmo que esteja negociando com alguém de total confiança, o melhor a se fazer é seguir alguns procedimentos essenciais para garantir sua segurança na hora de adquirir um usado, mesmo em feirões. Veja abaixo:

Verifique a documentação

É muito comum que, por quaisquer razões, o comprador não solicite a documentação do veículo para verificação. Entretanto, isso é extremamente importante para ambos (comprador e atual proprietário). Peça o número do RENAVAM e faça consultas no DETRAN em busca de irregularidades, como impostos ou multas que não foram quitadas.

Além disso, por meio do documento você poderá verificar o número do chassi, que deve bater com o dos vidros, motor, etiquetas nas portas, caixa de roda, bancos e motor. Um histórico do carro também deve ser solicitado para verificar possíveis transferências anteriores e evitar problemas de dupla transferência de veículos.

para utilitarios os procedimentos para comprar com seguranca - Empréstimo para Utilitários: os procedimentos para comprar com segurança

Acorde a forma de pagamento

Muitos compradores acreditam que a única maneira de quitar um usado é fazer um acordo verbal e acertar as parcelas. No entanto, existe como comprar carros usados com segurança maior até mesmo no que toca ao pagamento.

É possível, sim, pagar à vista, mas você pode ainda financiar a compra em CDC (Crédito Direto ao Consumidor), que permite antecipar prestações para obter desconto nos juros, que normalmente são altos, e mantém o veículo em nome do comprador, ou leasing, que embora tenha uma taxa de juros menor, mantém o bem sob propriedade da instituição concedente. Isso sem mencionar o consórcio, escolhido por muitos como a melhor opção.

Vale apontar que o ideal para ter segurança na negociação é não fazer nenhum adiantamento de parcelas antes de ver o carro e certificar-se de que tudo está em perfeito estado. Dessa maneira você evita sofrer golpes e outros danos provenientes de problemas no veículo e na documentação.

Faça a transferência

Com tudo acertado é hora de fazer a transferência de propriedade, procedimento mais do que essencial para finalizar a negociação de um usado com segurança. O novo proprietário tem 30 dias para levar toda a documentação exigida até o DETRAN, pagar a taxa e, então, ter o veículo realmente em seu nome:

  • Certificado de Registro de Veículo original preenchido, datado, assinado com reconhecimento de firma do vendedor e comprador;
  • Cópia simples do RG/CPF ou CNH (do comprador);
  • Cópia simples do comprovante de residência (do comprador);
    Se o vendedor/comprador for Pessoa Jurídica, será necessário que forneça uma Cópia do Contrato social + Cópia do cartão
  • CNPJ, alegando que as pessoas que assinaram o CRV possuem poderes para venda do bem;
  • Laudo Veicular ECV, realizado em uma empresa de vistoria credenciada pelo DETRAN.

Referência: https://curt.link/jv2eOC

Bancri – Banco de Crédito Popular, a solução em crédito para pessoas físicas e jurídicas em Itajaí e região

O Banco Incra disponibiliza empréstimos pessoais tanto para PJ quanto para PF, atuamos na liberação de crédito para alavancar negócios e oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de comprar equipamentos ou máquinas (novas e usadas), ferramentas, matérias-primas, mercadorias para estoque, materiais de construção, reformas, viagens e muito mais.

Para contratar um empréstimo pessoal com taxas reduzidas e em até 36x vezes para pagar, entre em contato conosco pelo número: 0800 123 5600, pelo WhatsApp: (47) 30456030 ou
pelo e-mail: atendimento@bancri.org.br. Atendemos das 09h00 às 17h00 de segunda a sexta.

Precisa de ajuda?