A Black Friday, o evento comercial mais aguardado do ano! A possibilidade de adquirir produtos com excelentes descontos chama a atenção dos consumidores de todo o Brasil e do mundo nesta data.

Por isso é tão importante para os gestores dos comércios saberem como aproveitar a Black Friday no varejo!

A Black Friday abre o início das vendas de fim de ano, uma das épocas mais importantes para o mercado varejista. A palavra-chave é, claro, o preço.

Portanto, é de suma importância a execução de estratégias para a precificação dos produtos. O principal objetivo é aumentar o volume de vendas, entretanto, é preciso ter equilíbrio.

Neste post, você vai entender a importância da precificação, não só na Black Friday, e saberá como definir os descontos de maneira assertiva para o evento.

O texto ainda conta com dicas para precificar corretamente os produtos e executar uma campanha efetiva na Black Friday!

A importância da precificação para uma empresa varejista

Precificação na Black Friday é um processo que deve ser compreendido como um fator crucial, não apenas na Black Friday no varejo.

Definir, com eficiência e precisão, os valores que serão praticados na loja, é um processo fundamental para o equilíbrio financeiro, operacional e organizacional do varejo!

Uma das principais preocupações do consumidor é o preço, o que geralmente norteia seus hábitos de compra.

Alguns problemas podem fazer com que os clientes tenham uma má percepção sobre a loja e escolham outro estabelecimento para fazer suas compras.

Valores acima da média, por exemplo, podem marcar o estabelecimento de forma negativa, como uma empresa inacessível para o público local.

Ao mesmo tempo, valores abaixo da média também podem sugerir uma má qualidade dos produtos disponibilizados na loja.

É sempre importante ressaltar que todo o trabalho estratégico para definição correta dos preços deve ser complementado por outras etapas indispensáveis.

A etiquetagem de preços dos produtos nas gôndolas é uma das principais. Os valores sofrem mudanças recorrentes e é necessária a atualização dos preços de forma ágil e precisa.

Valores desatualizados ou produtos sem preços podem causar problemas gravíssimos para o varejo.

O cliente passa a julgar a loja de maneira negativa e pode optar por comprar em outro estabelecimento, o que resulta na perda de vendas para a loja em questão.

Portanto, a precificação deve seguir processos estratégicos em cada uma de suas etapas. Isso é fundamental para que a loja venda bem e se relacione de forma adequada com os consumidores!

A transformação digital tem solucionado demandas muito complexas no varejo, como a própria precificação.

Em nosso blog, publicamos um guia que mostra como a integração de sistemas pode contribuir para otimizar a gestão do varejo.

black friday como não errar nessa etapa importantissima

Black Friday no varejo: como precificar os produtos

A precificação é uma tarefa complexa e exige uma abordagem estratégica para que tudo dê certo. O principal mandamento é estabelecer valores que possibilitem cobrir todos os custos gerados pelo produto.

Portanto, é importantíssimo calcular bem a aplicação dos descontos para que o evento não gere prejuízos!

O trabalho de precificação visando a Black Friday no varejo também exige a apuração do lucro líquido de cada venda.

Com isso, além do cálculo dos custos, é possível obter a margem de contribuição, que é fundamental para definir os preços.

Assim, a partir do lucro líquido, se tem o preço mínimo ao qual se pode vender determinado produto.

Esses valores variam em relação às diversas realidades vividas por diferentes lojas, portanto não adianta apenas copiar os preços praticados pelos concorrentes, embora essa análise seja importante.

Contudo, para alcançar preços competitivos, é necessário fazer o cálculo correto dentro da realidade da loja.

Outra dica importante é que cada produto deve ser precificado individualmente, a partir de suas características próprias.

Algumas mercadorias, por exemplo, são conhecidas como geradoras de tráfego, que servem para atrair mais clientes

No entanto, os produtos para aumento de transação são aqueles que complementam outra compra do consumidor.

Oferecer descontos reais é crucial para o sucesso da Black Friday no varejo

Um ponto que exige muita atenção no momento da precificação da Black Friday no varejo é a definição de descontos reais. Infelizmente, ainda não é incomum ver estabelecimentos aumentando os preços antes da Black Friday para aplicar descontos que, na prática, não representam vantagens.

Além de desonesto, este método é ineficiente. Os consumidores já estão acostumados a esses eventos, e sabem muito bem como avaliar os preços e compreender se foi aplicado um desconto correto, a chamada Black Fraude. Portanto, o varejo deve se preparar para não cometer esses erros, mesmo que sem querer!

Alguns métodos são eficazes para se definir descontos justos na Black Friday no varejo.

Se bem executadas, essas medidas auxiliam nos dois principais objetivos do evento: atrair mais clientes e aumentar o volume de vendas, tudo isso sem desequilibrar as contas do estabelecimento.

Aproveitar o estoque de produtos pouco vendidos é uma grande oportunidade gerada pela Black Friday.

Mercadorias encalhadas possibilitam descontos maiores, de até 50%, e ajudam a fazer mais barulho na campanha de promoção.

Negociar com os fornecedores de forma antecipada, por exemplo, é uma forma de trabalhar preços melhores, a partir da compra dos produtos que, posteriormente, serão vendidos.

Também é possível aliar os dois métodos citados acima. Ou seja, aproveitar o estoque de produtos de pouca saída do fornecedor!

Conclusão

A Black Friday está chegando e o varejo não pode perder tempo! Com essa leitura, você percebeu que a precificação é crucial para ter competitividade e equilíbrio financeiro, com foco em alavancar as vendas no fim de ano.

Referência: https://bityli.com/GjMKYMtf

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