Está pensando em como vender mais no fim do ano? Essa época do ano é ótima para desenvolver estratégias específicas, como promoções e parcerias, e aumentar a receita do seu negócio.

No post de hoje, vamos trazer algumas dicas para você atrair clientes, oferecer uma experiência diferenciada para eles e vender no fim do ano. Vem ver e se preparar!

mais no fim do ano 9 estrategias para melhorar os seus resultados

9 dicas de como vender mais no fim do ano:

 

1. Criar combos e produtos diferenciados

Um dos aspectos mais relevantes para vender no fim do ano é criar promoções e produtos que se destaquem.

Uma dica é perguntar para os seus clientes o que eles gostariam de comprar e quais os produtos favoritos deles. Utilize suas redes sociais para recolher essas informações.

A partir disso, você pode pensar em combos que façam sentido tanto para a sua empresa, como para os seus clientes.

Você pode aproveitar a época para criar produtos específicos para o Natal, como enfeites, roupas com brilho e comidas típicas.

2. Divulgar promoções

Se criar promoções atrativas e produtos úteis para os clientes é importante, divulgar essas iniciativas também é fundamental.

Há várias formas de fazer essa divulgação e a sua escolha depende do seu modelo de negócio.

Mas, de um modo geral, no caso do e-commerce ou da loja física, apostar nas mídias sociais é uma ótima forma de divulgar suas promoções de Natal.

Faça posts informando os seus clientes sobre as condições promocionais e crie stories mostrando os detalhes dos produtos e os prazos das promoções.

O e-mail marketing também pode ser bastante eficiente para divulgar promoções. O importante, nesse caso, é trazer informações claras e objetivas para os seus clientes e criar títulos que chamem a atenção, para garantir a abertura das mensagens.

3. Caprichar na vitrine e na decoração da loja

Se você tem uma loja física, para se destacar, capriche na decoração. A vitrine deve chamar atenção de cara. Explore o tema natalino, sem perder de vista a função da vitrine: apresentar os seus produtos e atrair o público.

Se o seu negócio vai fazer alguma promoção, é importante trazer isso para a vitrine, mostrando qual desconto ou qual vantagem o cliente vai ter.

No interior da loja, também é interessante trazer a decoração temática, mas sem comprometer a experiência do cliente. Evite cheiros fortes e objetos que atrapalhem o deslocamento dos consumidores.

4. Estabelecer parcerias com outras marcas

Fechar parcerias com outras empresas é uma ótima estratégia, não apenas nessa época do ano. Mas, para o Natal, vocês podem criar ações criativas para atrair a atenção.

Uma das grandes vantagens de fazer parcerias é que a sua empresa consegue atingir um público mais amplo que, sem a parceria naquele momento, talvez não fosse possível alcançar.

Um ponto importante no caso das parcerias é encontrar outras marcas com valores semelhantes aos do seu negócio e cujo público faça sentido para você. Essa precisa ser uma relação ganha-ganha.

Além disso, planeje e combine qual será a responsabilidade de cada parceiro, para evitar atritos e garantir a boa comunicação.

5. Diversificar os meios de pagamento

Oferecer diversas opções de pagamento para os seus clientes pode ser bastante atrativo, afinal, cada um tem o seu meio de preferência.

Assim, diversificando as alternativas, a sua empresa atinge um público mais amplo e não perder vendas porque não oferece, por exemplo, a possibilidade de seus clientes pagarem com Pix.

Pagamento por aproximação, cartão de crédito, cartão de débito, boleto, dinheiro, Pix e transferência bancária por DOC ou TED são as opções mais utilizadas.

6. Focar em pós-venda para fidelizar clientes

Tão importante quanto fazer uma venda, é garantir o pós-venda. Afinal, esse tipo de estratégia aumenta muito as chances de fidelizar clientes. Aproveite que as demandas nessa época do ano podem aumentar e criar ações de fidelização.

Com isso, você expande sua base de clientes para além do Natal e já começa o ano seguinte com o pé direito e consumidores querendo comprar da sua empresa!

7. Responder a todas as dúvidas dos consumidores

Você pode receber mais perguntas do que o comum nesse momento. Mas é importante tirar todas as dúvidas que os seus clientes têm sobre os seus produtos e as condições de pagamento.

O ideal é que na divulgação dos produtos, as informações sobre pagamento, preço e características dos itens sejam claras, para evitar perguntas repetidas e que poderiam ser facilmente resolvidas.

Mas, mesmo assim, os consumidores ainda podem ter dúvidas. Então, foque em responder com rapidez e eficiência, o que contribuiu também para a percepção do cliente em relação ao seu serviço.

8. Preparar a equipe

Nessa época de final de ano, as demandas podem aumentar e, por isso, a sua equipe tem que estar preparada para absorver os pedidos que chegarem. Isso vale tanto para vendas, como para o atendimento.

Faça um balanço do ano passado e deste ano para ter mais previsibilidade sobre como será o Natal na sua empresa. Com isso, você consegue ter mais clareza e avaliar se a quantidade atual de pessoas da sua equipe é suficiente para suprir as demandas.

Se for necessário, contrate funcionários temporariamente para ajudar nesse momento. Além disso, toda a equipe precisa saber muito bem quais são as condições oferecidas para os clientes. Isso é fundamental para garantir uma experiência homogênea para todos os consumidores, sem prejudicar ninguém.

9. Entregar no prazo combinado

Cumprir os prazos de entrega, no caso dos e-commerces, é sempre importante para garantir uma experiência boa para os clientes. Mas, durante a época de Natal, isso se torna ainda mais importante.

Por isso, só prometa o que pode cumprir. O ideal é que, se o cliente comprou um presente de Natal, ele receba antes da data. Então, se planeje para conseguir oferecer condições atrativas de prazo e frete para os seus consumidores.

Referência: https://bityli.com/PjIkbKdm

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