07/12/2012
Evento destaca a capacitação para facilitar acesso ao microcrédito e evitar inadimplência
A importância da capacitação de pequenos e médios empreendedores para o acesso e uso do microcrédito, de forma a auxiliar os negócios e evitar a inadimplência foi discutida durante o Congresso Nós Podemos Paraná, que acontece na sede da Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba nesta quinta-feira. O tema foi debatido no painel “Bancos e Linhas de Microcrédito”.
Segundo o gerente de desenvolvimento sustentável do Banco do Brasil, Márcio Alexandre Rockenbach, o número de tomadores de microcrédito na América Latina ultrapassa 15 milhões, entre empresa e pessoas físicas. No Brasil, são mais de 6 milhões de micro e pequenas empresas registradas e 52% dos empregos gerados por elas são formais. No entanto, 10 milhões de negócios são gerados na economia informal urbana e 39,5% da população economicamente ativa não tem conta em banco.
Rockenbach destacou que a média de faturamento de empreendedores de pequeno porte no país é 60 mil reais por ano. “São homens e mulheres, entre 30 e 40 anos, que não possuem estabelecimento comercial próprio e 90% deles não buscou empréstimo em bancos”, disse ele, revelando que os 10% restantes obtiveram êxito com a obtenção de linhas de crédito.
A dificuldade de acesso às linhas de crédito é uma das explicações para a o baixo número de empreendedores que buscam essa solução para alavancar os negócios. “As grandes demandas das instituições financeiras não estão nas grandes cidades, mas sim em pequenos municípios”, disse o gerente de operações da Agência Fomento Paraná, do Governo do Estado, Cláudio Shigueoka.
A falta de capacitação e orientação do uso do crédito são fatores que merecem atenção. “Antes de emprestar dinheiro, é preciso ensinar o empreendedor a gerir seu próprio negócio”, disse Shigueoka, destacando que pessoas mais preparadas não serão inadimplentes no futuro.
Soluções – Para melhorar o cenário atual, a Agência de Fomento Paraná está investindo em estratégias para capacitar empreendedores. Shigueoka citou o Programa Bom Negócio, que capacitou em 2012 mais de 13 mil empresários em Curitiba por meio de curso gratuito de 66 horas e o Programa Crédito Solidário, que está em fase de implantação no Paraná. “A iniciativa quer atender os mais de 1.500 grupos solidários que realizaram ações em prol do desenvolvimento social no Estado”, relatou.
Para apoiar o desenvolvimento de empreendimentos, muitas instituições financeiras no Paraná e no Brasil auxiliam empreendedores a obter linhas de crédito para o negócio.
Fonte : http://www.agenciafiep.com.br