Estão mais velhos, mais maduros os empresários portugueses que recorrem ao microcrédito para viabilizar os seus projetos. E, ao contrário do que acontecia nos últimos dois anos, são agora os homens a predominar entre os microempresários. Estes são alguns dos resultados do estudo levado a cabo pela Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) para traçar o perfil destes gestores e empreendedores.
Em 2014, 42% das pessoas recorriam ao microcrédito eram mulheres. Mas o seu peso entre os microempresários chegou aos 53%, em 2012. Também os jovens, com menos de 30 anos, começam a escassear neste núcleo. Representam agora menos de um terço do total de microempresários. A maior parte deles tem agora entre os 31 e os 40 anos e é quase marginal o recurso ao microcrédito por parte de seniores com mais de 50 anos.
O Ensino Secundário volta, em 2014, a predominar entre as habilitações literárias dos microempresários, tal como já acontecia em 2012. No ano seguinte surgiram mais protagonistas com Ensino Superior, mas foi 'sol de pouca dura'. Nesta altura, 34% dos microempresários tem o Ensino Secundário e 29% completou o Ensino Superior.
Indiscutível é a proliferação de desempregados entre o grupo de portugueses que recorre a esta modalidade de financiamento para viabilizar negócios. Dois terços dos microempresários estavam, em 2014, desempregados. Apenas 11% eram já trabalhadores por conta própria e 6% eram trabalhadores por conta de outrem.
Quer criar o seu próprio micro-negócio? Há um novo manual com orientações
Entende-se por micro-negócio todo aquele que empregue menos de 10 pessoas e cujo volume de negócios ou balanço total anual é inferior a 2 milhões de euros e por atividade por conta própria a forma de gerar rendimento próprio, em nome individual, diretamente a partir de clientes ou de outras organizações.
É para estes que a Cáritas Portuguesa acaba de disponibilizar o novo Manual Prático para Criação de Micro-negócios e Recurso ao Crowdfunding, “dirigido a potenciais empreendedores, com orientações para o desenvolvimento da sua ideia de negócio, assim como para a sua concretização, de forma sustentável, em todas as suas dimensões”, pode ler-se na nota introdutória do manual em formato eletrónico com 52 páginas.