Curiosidade
Muhammad Yunus economista, banqueiro em bengali, e Nobel da Paz em 2006 foi o criador do Microcrédito e  conseguiu implantar, a mais conhecida e bem sucedida experiência de microcrédito do mundo. Yunus a iniciou em 1976, concedendo empréstimos de pequena monta, com seus próprios recursos, para famílias de produtores rurais, focalizando principalmente nas mulheres. Os bons resultados obtidos nessa primeira fase do projeto levaram-no a expandir essas operações com recursos de terceiros.
O MICROCRÉDITO, como instrumento de desenvolvimento econômico, é relativamente recente. Podemos dizer, que instituições e programas de Microcrédito, são características de países em desenvolvimento. A 1ª experiência de sucesso que se tem registro, é a que foi desenvolvida em Bangladesh, país centro Indiano, e cuja instituição conta hoje com mais de 2 milhões de clientes. Também tem-se registro de programas de Microcrédito desenvolvidos em vários países Asiáticos, na República Dominicana e Bolívia.
 
O programa desenvolvido na Bolívia é um dos mais marcantes. A instituição lá formada, o BANCO SOL, que teve um árduo começo, com completa carência de clientes, onde teve de quebrar a cultura contrária ao crédito, hoje é o 3º maior banco do país.
 
No Brasil, a 1ª experiência, ocorreu por volta de 1985, quando em Pernambuco foi fundada a instituição chamada UNO – União Nordestina, que iniciou um trabalho pioneiro junto a pequenos empreendedores nas favelas e periferia da capital Fortaleza. A UNO, posteriormente, viria a ser incorporada a outras entidades, e juntas deram início a que hoje é o SEBRAE. Desde 1986, com o apoio expressivo do setor empresarial, o Fundo das Nações Unidas para a infância, o UNICEF, e a Accion Internacional, vem promovendo a criação de organizações privadas, sem fins lucrativos, que executem programas de geração e trabalho e renda a populações que desenvolvem pequenos empreendimentos ou atividades por conta própria.
 
Em fevereiro de 1987, aquelas entidades fundaram em Porto Alegre – RS, uma entidade chamada CEAPE – Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos, com um capital inicial de U$ 10.000,00 (Dez mil dólares) doados pelo UNICEF. A partir do êxito do CEAPE – RS, o UNICEF, decidiu transferir essa experiência, e ampliar a rede CEAPE, aos estados do Nordeste.
 
Mas foi em 1996, que pela primeira vez no mundo, um governo adota o microcrédito como política pública de desenvolvimento, quando a Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, mediante aporte de recursos em uma ONG – Organização Não Governamental, ajudou a fundar a instituição chamada Porto Sol.
 
Em Santa Catarina, seguindo os mesmos moldes, temos em ITAJAÍ o BANCRI – Banco de Crédito Popular da Foz do Rio Itajaí-Açú, em Lages o Banco da Mulher, em Florianópolis o Banco do Empreendedor, em Chapecó o Credioeste, em Criciúma o Credisol, em Joinville a Casa do Empreendedor, em Caçador o Bapem, em São Miguel d’Oeste o Extracrédi, em Canoinhas o Planorte, em Tubarão a Casa do Microcrédito, em Rio do Sul a Acredite, em São José a Crediconfiança, em Concórdia a Crédicerto, em Blumenau a Crédivale, em Brusque a Prófomento e em Jaraguá do Sul mais uma em implantação.
 
Todas essas instituições recebem apoio estrutural e suporte financeiro do BADESC - Agencia Catarinense de Fomento S/A, Prefeituras Municipais, Associações de Municípios, e entidades representativas de suas respectivas comunidades, como: Sebrae, Fampesc, CDL's, ACI's, Ampe's, Universidades, Intersindicais Patronais e de Trabahadores, Sindicatos Patronais e de Trabalhadores, Associações de Moradores, etc.
 
As instituições de Microcrédito caracterizam-se principalmente por:
 
Serem privadas e sem fins lucrativos.
Não tem filiação partidária.
Não praticam o assistencialismo e nem o paternalismo, ao contrário, os pequenos empreendedores são tratados como pessoas produtivas e capazes de investir em seu próprio desenvolvimento, exigindo-se deles compromisso e responsabilidade.
Na direção das mesmas, estão representantes de entidades representativas de toda a comunidade.
Visam auto-suficiência operativa e preservação do patrimônio adquirido.
Trabalham com recursos humanos profissionalizados, com capacitação e compromisso dirigidos a entidade e ao público usuário.
 
Contam com estrutura organizacional e administrativa ágil e simplificada.
Mas o que é Microcrédito?
MATRIZ BANCRI   |   R. Dr. Pedro Ferreira, 84   |   Centro   |   CEP 88301-030   |   Itajaí - SC   |   Fone [47] 3045-6030
•
Mas o que é Microcrédito?
Nossos Parceiros
Ac2 Produção & Marketing fone: 055 47 33431456 - 055 47 84190414   |   Copyright 2012