Você sabia que 69% das empresas abertas no Brasil são MEIs? Segundo o Ministério da Economia, 7 em cada 10 empresas ativas no país são microempreendedores individuais. O grande número de MEIs se deve ao sucesso da formalização das atividades de quem era um trabalhador informal.
Abrir uma microempresa no Brasil não é difícil, mas antes de formalizar seu negócio é preciso compreender alguns conceitos financeiros básicos. Por isso, preparamos esse artigo para você MEI (ou futuro MEI) conhecer os principais conceitos financeiros do mundo dos negócios para ter sucesso no seu empreendimento. Boa leitura!
MEI = Microempreendedor Individual
Quando você se cadastra como MEI, passa a ter um CNPJ. Assim você tem garantido todos os direitos e deveres de uma pessoa jurídica.
CNPJ = Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica
É pelo CPNJ que a Receita Federal identifica empresas e organizações, e acompanha suas movimentações financeiras.
IE = Inscrição Estadual
Esse é o número que representa o registro da sua empresa no cadastro do ICMS. Através dele, você passa a ter o registro formal junto à Receita Estadual, podendo comercializar produtos e/ou serviços.
DAS = Documento de Arrecadação do Simples Nacional
É uma guia de pagamento que reúne todos os impostos municipais, estaduais e federais. Ela deve ser paga mensalmente pelo MEI.
ICMS = Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
Esse é um tributo estadual que incide sobre produtos de diferentes tipos. Ele já está incluso no boleto DAS.
ISS = Imposto Sobre Serviços
Esse é um imposto municipal. No caso do MEI, o pagamento do ISS também já está inserido na taxa paga mensalmente na DAS.
DASN = Declaração Anual do Simples Nacional
Essa declaração serve para informar o faturamento do ano anterior, bem como se houve alguma contratação de empregados. Além de ser essencial para que o MEI fique em dia com as obrigações fiscais perante a Receita Federal.
CCMEI = Certificado da Condição do Microempreendedor Individual
Esse é um documento que certifica que sua empresa está aberta. Nele contém sua inscrição como CNPJ e Junta Comercial do seu Estado, valendo como alvará de funcionamento do seu negócio.
INSS = Instituto Nacional do Seguro Social
É um órgão público responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios, como salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão aos trabalhadores brasileiros, incluindo os microempreendedores individuais. Com o boleto DAS, o MEI garante boa parte desses benefícios.
NIRE = Número de Identificação do Registro de Empresas
É um código composto por 11 dígitos, onde cada número serve para identificar características específicas do negócio, sendo importante para a regularidade das atividades da sua empresa.
Principais conceitos financeiros que todo MEI precisa conhecer
Se você é um empreendedor de primeira viagem, deve se informar sobre os conceitos financeiros básicos que todo MEI precisa conhecer, e que farão toda a diferença na hora de gerenciar a sua empresa.
Por isso, respondemos as principais dúvidas que os empreendedores têm sobre finanças, para que você consiga organizar e otimizar a gestão financeira do seu negócio:
O que são ativos de uma empresa?
Podemos dizer que ativos de uma empresa são tudo aquilo que pode ser transformado em dinheiro imediato, como o saldo da conta bancária; ou aquilo que pode ser vendido, gerando lucro.
E o que são passivos de uma empresa?
Os passivos de uma empresa representam as obrigações e deveres do seu negócio, como as despesas (contas a pagar e dívidas) e saídas de dinheiro.
O que é o patrimônio líquido da empresa?
O patrimônio líquido corresponde à riqueza de uma empresa, ele é calculado com base na diferença entre os ativos e passivos do negócio. Por isso, ter o controle sobre os passivos (dinheiro que sai) é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.
O que são Custos Fixos e Custos Variáveis?
Custos Fixos são as despesas das quais a empresa não pode fugir (salário de funcionários, aluguel, entre outros). Já os Custos Variáveis, são os gastos que dependem do seu tipo de negócio, volume de produção ou matéria-prima, por exemplo.
Qual a diferença entre Capital Inicial e Capital de Giro?
Capital Inicial de uma empresa é o dinheiro que você investiu para tirar o seu negócio do papel e colocá-lo em prática. Já o Capital de Giro, é o dinheiro que sua empresa possui em caixa para arcar com todos os custos necessários para fazê-la funcionar – até que novas receitas (dinheiro) entrem.
O que é Caixa e Fluxo de Caixa?
Caixa é o valor que sua empresa possui, seja dinheiro em espécie ou a quantia que você tem guardada no banco. Já quando falamos em Fluxo de Caixa, nos referimos às entradas e saídas de dinheiro do Caixa.
Bônus: ter um Fluxo de Caixa positivo significa que tem mais dinheiro entrando do que saindo do negócio. Ter um controle de Fluxo de Caixa é importante para saber se o seu negócio anda indo bem.
O que é Lucro, Lucro Bruto e Lucro Líquido?
Lucro é aquele dinheiro que “sobra” depois de descontados todos os custos e despesas do faturamento obtido pela empresa. Temos o Lucro Bruto que é a soma de todas as receitas, descontados os gastos de produção ou prestação de serviços. E temos o Lucro Líquido, que é a soma de todas as receitas, descontados os valores pagos em taxas e impostos.
O que é Receita Bruta e Faturamento de uma empresa?
Receita Bruta são todas as vendas de produtos e/ou serviços prestados pelo negócio. Assim, a Receita Bruta é um indicador que serve para mensurar o Faturamento do negócio, que nada mais é do que todo o dinheiro que entra no seu caixa. Ter o controle sobre a receita e o faturamento fará com que você consiga ver se sua empresa está alcançando lucro ou prejuízo.
Qual a diferença entre Margem de Lucro e Margem de Contribuição?
Margem de Lucro é a porcentagem de lucro obtida em cima da venda de um produto ou serviço. Já a Margem de Contribuição, representa quanto dinheiro sobra para sua empresa após a venda, assim você saberá se seu negócio está com receita suficiente para arcar com todos os custos e, ainda assim, gerar lucro.
O que é Índice de Liquidez e Ponto de Equilíbrio?
Índice de Liquidez mostra a capacidade que sua empresa tem de pagar todas as dívidas – considerando os ativos e comparando com as dívidas de curto prazo.
Já o Ponto de Equilíbrio, representa o momento no qual a empresa consegue equiparar receitas e despesas, zerando a sua operação. Ou seja, a partir desse ponto, todas as vendas realizadas se transformam em lucro para a empresa.
O que é Conciliação Bancária?
É um processo de gestão financeira onde é feito a comparação entre as entradas e saídas de dinheiro apontadas no extrato bancário com o controle interno da sua empresa.
Referência: https://bit.ly/3BWXkfL
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