Estudo do SPC Brasil revela que gastos extras com reformas estão entre as razões que impedem brasileiros de poupar. Saiba como se preparar para que a obra não atrapalhe suas finanças.

6 dicas para economizar na reforma e não extrapolar o orçamento

A reforma de um imóvel pode fazer uma enorme bagunça no ambiente e, mais ainda, no bolso do proprietário. Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que, entre os brasileiros que não conseguem guardar dinheiro, cerca de 15% atribuem o fato aos gastos extras com obras. Diante deste cenário, algumas dicas de como economizar em uma reforma são bem-vindas.

Dicas de como economizar em uma reforma e evitar dor de cabeça

Para economizar na reforma da casa ou do apartamento, muitos brasileiros têm aderido ao DIY — nome dado à tendência “faça você mesmo”, que vem crescendo em popularidade no Brasil por meio de blogs, perfis no Instagram e canais no Youtube dedicados ao assunto.

O movimento é um estímulo à execução de projetos com as próprias mãos mas, apesar de interessante, deve ser adotado com cautela. “Quando se trata de reforma, tentar fazer tudo sozinho é um dos erros mais comuns”, explica o projetista Bruno Porto. “A princípio, a ideia pode parecer econômica, mas sem o apoio de um profissional com o conhecimento técnico necessário, o projeto pode dar errado e gerar custos ainda maiores”, comenta o especialista.

1 – Prepare um planejamento

A orientação parece óbvia, mas ainda é necessária: não tem como economizar na reforma da casa ou do apartamento sem uma preparação. E, apesar de ser o primeiro passo para uma obra bem-sucedida, o planejamento é uma etapa esquecida por muitos. “É comum encontrar pessoas que começam uma reforma sem saber exatamente o que querem fazer e o resultado esperado”, diz Bruno. “Sem planejamento, a impressão que se tem é que a obra não termina nunca, e aí começam os desgastes emocionais e problemas financeiros”, comenta o especialista.

2 – Orçamento de reforma: estabeleça um limite de gastos

Uma forma de evitar que os custos da obra saiam do controle é definir um limite de gastos e acompanhar as despesas de perto para garantir que o orçamento inicial da reforma não será extrapolado. “Quando fazemos a primeira reunião com o cliente, por exemplo, já buscamos entender qual é a verba total disponível para a obra, considerando materiais, mão de obra e todos os custos envolvidos”, comenta Bruno.

Ele explica que o ideal é que os custos da obra descritos no planejamento não cheguem ao valor máximo que se pode gastar. “Normalmente, recomendamos aos clientes que utilizem até 80% do valor que eles têm disponível para investir na obra”.

Isso significa que, quem tem 3 000 reais para usar na reforma deve se planejar para que os custos giram em torno de 2 400 reais, por exemplo. O restante deve ficar reservado para eventuais imprevistos no projeto.

3 – Defina um prazo para concluir a reforma

Não dá para pensar apenas em como economizar em uma reforma. Além do dinheiro, o tempo é outro fator valioso que deve ser monitorado durante as obras.

É comum que as reformas se estendam por um prazo maior do que o proprietário gostaria, e por isso é tão importante criar um cronograma. “Para determinar os prazos, é interessante contar com a visão de um profissional e alinhar as expectativas com ele”, diz o projetista. “Assim, ele entenderá cada etapa da obra e trará suas ideias, com um olhar mais apurado, para a execução”.

4 – Seja criterioso na escolha dos profissionais

A máxima “o barato sai caro” é perfeitamente aplicável às reformas. A escolha dos profissionais é uma etapa delicada e importante, e tomar decisões levando em consideração apenas o valor cobrado pela prestação do serviço é um erro comum. “Cada vez mais, é preciso ficar atento à escolha dos profissionais. Além da falta de qualificação, muitos ainda são desonestos e, em alguns casos, chegam a abandonar a obra sem comunicar o responsável”, alerta Bruno.

Para evitar esse tipo de situação, a recomendação é fazer uma reunião com o profissional escolhido e tentar identificar se ele está, de fato, entendendo o que é esperado para o projeto.

Neste momento, levar referências é uma boa estratégia para evitar futuros desentendimentos e problemas na reforma. “Fazer pesquisas na internet, buscar imagens e mostrá-las durante a conversa, por exemplo, é uma possibilidade de oferecer uma noção maior dos resultados desejados para a reforma”, orienta. “A conversa também vai servir como um termômetro: se o profissional fizer comentários interessantes e mostrar entendimento acerca do que está sendo mostrado e discutido, é um bom sinal”, indica o especialista.

estrategias para economizar na reforma e fazer seu dinheiro render mais - Domine as estratégias para economizar na reforma e fazer seu dinheiro render mais

5 – Fique atento à qualidade dos materiais

Quando o objetivo é descobrir como economizar em uma reforma, uma das dicas mais importantes é, ao contrário do que muitos pensam, escolher bons materiais. Lembra que o barato sai caro? Pois é. Se a qualidade dos itens não for boa, os produtos tendem a durar menos — e o investimento em mão de obra será jogado fora.

Em caso de dúvida sobre escolha de marcas, por exemplo, o ideal é consultar a opinião do profissional que participa da obra e, se possível, ir com ele às compras.

Assim como para outros produtos, a compra de materiais de construção deve envolver comparação de preços em diferentes lugares. “O ideal é fazer uma pesquisa em pelo menos três estabelecimentos e pedir orçamentos durante as visitas para, depois, fazer uma análise e decidir qual opção apresenta o melhor custo-benefício”, recomenda Bruno.

6 – Tente manter o espaço limpo e organizado

Para muitos, o cuidado com a limpeza e organização da obra parece insignificante, mas Bruno garante que este detalhe pode fazer a diferença. Isso porque, em um ambiente desorganizado, ferramentas e acessórios podem acabar se perdendo — o que gera custos adicionais durante a reforma.

No que diz respeito à organização, é importante ficar atento ao armazenamento de notas fiscais e embalagens. Se depois de um tempo algum produto apresentar defeito, por exemplo, ter estes itens guardados pode garantir a troca da mercadoria ou até o reembolso.

“Muitas vezes o proprietário chega na obra, entrega os materiais e não se preocupa com o que vai acontecer depois. O melhor é guardar os comprovantes de pagamento por algum tempo, para ter a troca garantida se houver necessidade”.

Agora que você já sabe como economizar em uma reforma, é hora de colocar as recomendações em prática para que a obra na sua casa ou apartamento seja bem-sucedida e não traga problemas financeiros.

Referência: https://curt.link/8dTmc9

Bancri – Banco de Crédito Popular, a solução em crédito para pessoas físicas e jurídicas em Itajaí e região

O Banco Incra disponibiliza empréstimos pessoais tanto para PJ quanto para PF, atuamos na liberação de crédito para alavancar negócios e oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de comprar equipamentos ou máquinas (novas e usadas), ferramentas, matérias-primas, mercadorias para estoque, materiais de construção, reformas, viagens e muito mais.

Para contratar um empréstimo pessoal com taxas reduzidas e em até 36x vezes para pagar, entre em contato conosco pelo número: 0800 123 5600, pelo WhatsApp: (47) 30456030 ou
pelo e-mail: atendimento@bancri.org.br. Atendemos das 09h00 às 17h00 de segunda a sexta.

Precisa de ajuda?