Como pedir empréstimo com nome sujo? Como negociar dívidas?

As dívidas fazem parte do cotidiano de muita gente no Brasil. A renegociação de dívidas é uma forma de resolver questões que antes eram levadas à Justiça. É possível até negociar via internet.

Entidades como Serasa e SPC, que cadastram devedores, também promovem feirões para negociações das dívidas e limpar o nome dos devedores.

Como negociar uma dívida? Como saber se seu nome está sujo? Dá para fazer um empréstimo pessoal em Navegantes mesmo estando negativado? Quem tem nome sujo pode abrir uma empresa como MEI (microempreendedor individual)?.

Qual dívida devo pagar primeiro?

Antes de começar os pagamentos de suas dívidas, o ideal é colocar no papel todos os ganhos e despesas e fazer todas as contas para ver o que pode ser cortado para economizar.

Essa é a dica de Anderson Pellegrino, economista e mestre em história econômica pela Unicamp e professor de economia na Unità Faculdades, em Campinas (SP),
“Esse é o primeiro passo. O segundo é organizar as despesas que garantem a existência, como as contas de consumo —água e luz. Após isso, é que se deve atacar as contas”, afirma.

Segundo o consultor financeiro pessoal Yuri De Martino, o ideal é pagar primeiro as “dívidas mais caras”. “São aquelas que cobram mais juros. Ou seja, se você fez um empréstimo que cobra 3% ao mês e tem um cheque especial que cobra 8% ao mês, o cheque especial é prioridade para quitação”, afirma.

Fazer empréstimo para pagar dívida compensa?

É preciso definir quanto vale o seu nome, diz Yuri De Martino. “Muitas vezes em uma conta básica de multa e juros, a inadimplência parece mais barata, porém aqui é que mora um grande perigo. O ideal é que primeiramente um possível parcelamento da dívida seja negociado com a empresa credora para não precisar tomar um empréstimo”, diz Martino.

Mas ele ressalta que, se não houver chance de negociação e a dívida não for paga, são cobrados juros e multas, e isso vai diminuir o score no Serasa. Por isso, mesmo que o empréstimo pessoal em Navegantes fique um pouco mais caro do que a inadimplência, vale a pena contratar o crédito para proteger seu nome na praça.

Para que tudo não vire uma bola de neve, o consultor orienta que o empréstimo seja contratado num prazo mais longo, para que você não fique “no zero a zero” no final do mês, e consiga fazer uma reserva.

O ideal para essa reserva seria sobrar em torno de 10% a 20% da renda mensal. “Provavelmente no longo prazo você pagará mais juros, porém a reserva irá protegê-lo de custos eventuais e te autofinanciar, em vez de tomar outro empréstimo”, declara.

O que é score de crédito?

É um sistema de pontuação criado pelas empresas de crédito para avaliar quem é bom pagador e quem tem problemas em solucionar dívidas. Sempre que seu score está baixo, as empresas financeiras avaliam você como “mau pagador” e começam a restringir crédito.

Por isso, muitas pessoas não conseguem contratar um cartão de crédito ou têm taxas mais altas de empréstimos.

É possível saber se está com nome sujo e também consultar o CPF pelo portal da Serasa, que oferece a busca de forma gratuita. Veja como:

  1.  Acesse o site https://www.serasa.com.br/consultar-meu-cpf/
  2.  Clique em “Consulte agora seu CPF”.
  3.  Se você não tem cadastro no site, será necessário fazer um rápido registro.
  4. Você pode vincular sua conta do Google para facilitar as informações, ou então digitar nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail.
  5.  Um e-mail será enviado para o endereço informado com um link de confirmação do cadastro.
  6.  Uma nova janela vai se abrir, confirmando o cadastro.
  7.  Na sequência, aparece o painel principal do sistema, em que é possível saber se seu CPF está “limpo” ou não.

Como saber meu Serasa Score?

Se você já fez o cadastro na plataforma da Serasa, é só fazer o login. Assim que você entrar na área registrada, já é possível saber o número do seu score. Caso queira mais detalhes, é só clicar em “Entenda seu score”. Na janela seguinte, todos os detalhes são demonstrados, com algumas dicas de como melhorar a pontuação.

Quem tem nome sujo pode abrir MEI?

Segundo o Sebrae, é possível abrir uma empresa mesmo com o nome negativado. A única exceção é para pessoas que têm dívida ativa na Receita Federal (por falta de pagamento de tributos, como o IPTU, por exemplo), ainda que isso não seja considerado “nome sujo”. O que também pode impedir a abertura de um CNPJ como microempreendedor individual é deixar de apresentar a Declaração de Imposto de Renda pelos últimos cinco anos, ou declarar rendimentos que não são reais.

pessoal em Navegantes e possivel conseguir com o nome sujo - Empréstimo pessoal em Navegantes: é possível conseguir com o nome sujo?

Como fazer empréstimo com nome sujo?

Ele tem duas modalidades de empréstimo em Navegantes sem consulta ao SPC e Serasa. Uma delas é por meio do penhor de bens, e a outra usa o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para quem está trabalhando com carteira assinada. No caso do FGTS, o valor concedido é de 10% do saldo disponível na conta do fundo e de 40% da multa quando há demissão sem justa causa.

No penhor, o banco utiliza um bem de valor equivalente. O valor do empréstimo é calculado com base em 85% do que o bem custa no mercado. O banco também aceita como penhor jóias em ouro de, no mínimo, 12 quilates, metais nobres, relógios, pérolas e outros bens. Caso as parcelas não sejam quitadas pelo devedor, o penhor é leiloado.

Como penhorar objetos?

  • Vá até a agência mais próxima;
  • Leve consigo os bens que deseja empenhar;
  • Apresente RG, CPF em situação regular e comprovante de residência;
  • Logo em seguida, seu bem será avaliado na hora por um funcionário da agência;
  • Agora será preciso escolher o prazo do contrato;
  • Depois, peça o boleto, opção 2, ou use os terminais de autoatendimento;
  • Você receberá o dinheiro do empréstimo. Assim que conseguir quitar essa dívida, seus bens retornam para você.

Como pedir o empréstimo com nome sujo via FGTS?

É necessário entrar em contato com o Departamento Pessoal ou Recursos Humanos da empresa em que trabalha.

Qual cartão de crédito aprova com nome sujo?

Mesmo com o nome sujo na praça, é possível ter cartões de crédito, mas na modalidade pré-paga, onde você coloca dinheiro antes para depois poder usar o crédito.

Algumas das operadoras brasileiras têm essa opção, como a Mastercard e a Visa. O Banco do Brasil e o Bradesco também oferecem soluções parecidas.
Bancos digitais e fintechs também estão disponibilizando cartões pré-pagos (como o PagSeguro, em parceria com a Mastercard, Nubank e BPP PayPal). Em todas elas, não há consulta de verificação de crédito.

Dívidas atrasadas e renegociação de dívidas: o que fazer?

Se você tem alguma dívida em atraso, é possível renegociar o valor e o pagamento.

Em lojas de varejo, como Casas Bahia, por exemplo, os acordos podem ser fechados pelo programa Serasa Limpa Nome.

Como participar do Serasa Limpa Nome?

O sistema de renegociação de dívidas para limpar o nome utiliza o mesmo login criado na Serasa.

  1.  Você deve entrar no site https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/.
  2. Clique no botão “Consultar dívidas grátis”.
  3.  Faça o login (caso você já tenha cadastro na Serasa). Caso contrário, é só seguir o processo que já está listado em “Como consultar meu CPF”.
  4.  Caso você tenha alguma dívida, elas serão listadas com a opção de renegociação.

Devo investir o dinheiro ou pagar uma dívida?

Os analistas financeiros ouvidos dizem que tudo precisa ser observado com calma, mas que o mais sensato é pagar as contas primeiro. Se você termina o mês no negativo ou no “zero a zero” por causa de dívidas ou parcelas, pagar os débitos é o melhor caminho. Pellegrino e De Martino concordam que não existe hoje nenhum investimento que garanta rentabilidade acima dos juros de um empréstimo.

Referência: https://bityli.com/yyWtFXJB

Bancri – Banco de Crédito Popular, a solução em crédito para pessoas físicas e jurídicas em Itajaí e região

O Banco Bancri disponibiliza empréstimos pessoais tanto para PJ quanto para PF, atuamos na liberação de crédito para alavancar negócios e oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de comprar equipamentos ou máquinas (novas e usadas), ferramentas, matérias-primas, mercadorias para estoque, materiais de construção, reformas, viagens e muito mais.

Para contratar um empréstimo pessoal com taxas reduzidas e em até 36x vezes para pagar, entre em contato conosco pelo número: 0800 123 5600, pelo WhatsApp: (47) 30456030 ou pelo e-mail: atendimento@bancri.org.br. Atendemos das 09h00 às 17h00 de segunda a sexta.

Precisa de ajuda?