A agricultura é uma das principais atividades econômicas do campo, sendo considerada um dos ramos que mais fomenta a economia do Brasil e do mundo. Para que essa atividade se desenvolva com todo o potencial, é necessária uma série de fatores que, juntos, fazem essa engrenagem rodar. Um deles é o crédito, em especial o Crédito Rural.

Sementes, fertilizantes, defensivos e maquinários são requisitos fundamentais para que se inicie uma cadeia totalmente produtiva para abastecer parte da população mundial. Com isso, muitos produtores rurais, visando o crescimento dos negócios, buscam por crédito junto a instituições financeiras.

Mas, você sabe realmente como funciona o ecossistema de crédito para o Produtor Rural? Vamos te explicar nesse artigo!

credito para agronegocio - Crédito para agronegócio: vantagens que você não conhecia

O que é o Crédito Rural?

O Crédito Rural é uma linha de crédito oferecida por instituições financeiras, públicas e privadas, que tem como principal objetivo auxiliar o produtor rural no custeio da sua lavoura. É destinado também às cooperativas e associações de produtores rurais, auxiliando assim na expansão da produção, comercialização, processamento e distribuição.

Ele se difere do crédito privado para o produtor rural por ter recursos controlados pelo Governo Federal, bem como receber subsídios por meio de juros equalizados para determinados produtos. Entretanto, os benefícios do Crédito Rural vêm muitas vezes atrelado a altos custos adicionais, sejam de esforço, tempo ou até mesmo de dinheiro.

Quais são os tipos de Crédito Rural?

O crédito rural divide-se em três modalidades:

  • Crédito para custeio
  • Crédito para investimentos
  • Crédito para comercialização.

O crédito para custeio é utilizado no intuito de quitar os custos da produção, como sementes, insumos e defensivos.

O crédito para investimento é utilizado quando o produtor rural efetua a compra de um bem durável, como equipamentos de plantio e maquinários.

Por fim, o crédito para comercialização visa financiar não o custo da produção em si, mas sim a venda dela. Um exemplo disso é a antecipação de vendas dos produtos ainda não entregues, bem como a construção de benfeitorias de armazenagem da produção.

Quais os benefícios do Crédito Rural?

O crédito rural possui reais benefícios para os produtores. Um dos grandes atrativos para a aderência dessa modalidade são as taxas reduzidas, comparado a outras oferecidas no mercado, e o prazo para pagamento, sendo na maioria das vezes utilizado o prazo safra ou vencimentos de longo prazo para produtos como crédito para investimento.

Os recursos destinados ao Crédito Rural são definidos pelo Plano Safra, programa de Estado que define o montante que deve ser destinado para as atividades agropecuárias no país. Parte desses recursos é utilizado para subsidiar as taxas de juros, que não são as mesmas praticadas pelo mercado em geral.

No entanto, não é somente através do Crédito Rural que os produtores rurais podem acessar recursos. A contratação de empréstimos ou financiamentos privados via instituições do mercado financeiro para o agro traz outros inúmeros benefícios, como menor burocracia e maior flexibilidade em termos de prazos e garantias, além da perspectiva de juros personalizados.

É importante ressaltar que todo o processo da contratação do crédito, seja participante do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) ou não, passa por análise de crédito e parâmetros definidos por cada instituição.

As linhas de créditos focadas para o produtor rural auxiliam no aumento da produção e expansão das operações, onde as instituições financeiras e os produtores atingem os seus principais objetivos: o fomento da atividade agrícola no país e a geração de resultados para ambas as partes.

Por que também contratar Crédito Privado para o Agro, além do Crédito Rural?

Hoje, o crédito rural oferecido através de subsídio tem uma grande procura por parte dos produtores rurais; porém, o processo da contratação se torna bastante moroso devido à alta demanda de burocracia. Um exemplo disso é a exigência da apresentação de um projeto feito por um Engenheiro Agrônomo, além da definição e apresentação de um cronograma de usos e reembolsos dos recursos.

Abaixo, mencionamos algumas características dessas linhas de crédito:

CRÉDITO SUBSIDIADO PELO GOVERNO
  • Necessita apresentação de projeto, dentre outras obrigações;
  • Taxas de juros equalizadas pelo governo
  • Processo mais burocrático 
  • Utiliza recursos controlados
CRÉDITO PRIVADO
  • Utiliza recursos livres e privados;
  • Podem ser aceitos mais tipos de garantias;
  • Processo menos burocrático;
  • Não depende da apresentação de projeto;
  • Taxas de juros personalizadas;

O fato do crédito privado ser menos burocrático facilita a contratação, através de garantias flexíveis e personalizadas de acordo com a necessidade do cliente. Muitas vezes, o crédito subsidiado pode ser mais burocrático, inclusive sendo condicionado a contratação de outros produtos, o que é crime.

Como funciona e quem pode ter acesso ao Crédito Rural?

Em grande parte das instituições financeiras, o crédito rural é oferecido a pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades agrícolas, com o intuito de custear a safra do ano seguinte. Também podem ter acesso a essa modalidade de crédito associações de produtores, cooperativas, agroindústrias e cerealistas.

O que é preciso para conseguir Crédito Rural?

Para obtenção do crédito rural, faz-se necessário o desenvolvimento de atividades relacionadas ao agronegócio, tais como pecuária, atividade leiteira e atividade agrícola. Cada instituição financeira adota os seus critérios de análise de crédito e possui o seu kit de documentos a serem solicitados.

As fintechs e instituições financeiras que oferecem crédito aos produtores sem regulamentação específica do SNCR, por exemplo, apresentam uma proposta de crédito muitas vezes menos burocrática, mais rápida e fácil, fazendo com que o processo de solicitação e aprovação do crédito seja mais simples e prático. Portanto, não deixe de avaliar propostas oferecidas para custear e financiar o agronegócio fora do SNCR!

Sendo assim, um dos grandes benefícios da tomada do crédito rural junto a instituições financeiras é viabilizar um possível aumento da produção, a possibilidade de compra ou de renovação do maquinário, maior investimento em insumos e defensivos e a forma de pagamento facilitada com o plano safra, com taxas competitivas fomentando cada vez mais a atividade agrícola.

O crédito sempre foi e continuará sendo um grande vetor de prosperidade nos negócios no campo. Conte conosco para aprender mais sobre o assunto!

Referência: https://bityli.com/uaBkJnoV

Bancri – Banco de Crédito Popular, a solução em crédito para pessoas físicas e jurídicas em Itajaí e região

O Banco Bancri disponibiliza empréstimos pessoais tanto para PJ quanto para PF, atuamos na liberação de crédito para alavancar negócios e oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de comprar equipamentos ou máquinas (novas e usadas), ferramentas, matérias-primas, mercadorias para estoque, materiais de construção, reformas, viagens e muito mais.

Para contratar um empréstimo pessoal com taxas reduzidas e em até 36x vezes para pagar, entre em contato conosco pelo número: 0800 123 5600, pelo WhatsApp: (47) 30456030 ou pelo e-mail: atendimento@bancri.org.br. Atendemos das 09h00 às 17h00 de segunda a sexta.

Precisa de ajuda?