Para quem é profissional autônomo, a inconstância dos períodos com serviço pode ser um grande desafio.

Assim como qualquer outro segmento, existem aquelas épocas em que é possível vender mais, tanto produtos quanto serviços, e tempos em que a demanda não é tão alta assim.

Quando falamos de varejo, o empresário tem um estoque que ele pode fazer girar, atraindo seus clientes com promoções, por exemplo.

No caso do profissional autônomo da construção civil, a moeda de troca é única e exclusivamente sua mão de obra.

Dessa maneira, como fazer para evitar longos períodos de inatividade? Separamos algumas dicas que podem te ajudar!

5 dicas para ter a agenda sempre cheia

5 dicas para profissionais autônomos estarem sempre com a agenda cheia

Profissionais autônomos da construção civil, geralmente, não têm como saber quando serão chamados para um trabalho.

Eles também estão expostos a diversas variáveis e, muitas vezes, sem garantias.

Além disso, a sazonalidade é um fator preocupante, afinal como administrar o tempo e o dinheiro no contraste entre demanda e escassez?

Aqui vão cinco dicas. Confira:

Planejamento

O conceito de “planejamento” é o tempo de preparação de um trabalho, que estabelece métodos convenientes. É basicamente pensar em uma meta e todos os caminhos que precisam ser percorridos para alcançá-la.

Para quem é autônomo, o maior desafio pode ser a questão financeira. Isso porque em alguns casos não é possível saber quanto dinheiro irá entrar em determinado mês.

Sendo assim, é preciso manter as finanças em dia!

Outro ponto que pode apoiar nesse planejamento, porém a longo prazo, é pensar que, mesmo sendo autônomo, é possível ter alguns benefícios de pessoas que têm carteira assinada.

Quando um trabalhador é contratado por uma empresa, ela paga o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) desse funcionário, que é equivalente a 8% do salário.

Para que você tenha um valor guardado equivalente ao FGTS, você pode se planejar para guardar 8% dos seus ganhos, e em caso de emergência você poderá utilizar esse valor.

O MEI também é boa alternativa para quem é autônomo, isso porque estar cadastrado como microempreendedor individual dá direito a uma série de benefícios:

  • Acesso a produtos e serviços bancários, como crédito
  • Baixo custo mensal de tributos (INSS, ISS e ICMS) em valores fixos
  • Emissão de nota fiscal
  • Direitos e benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio doença, salário maternidade, pensão por morte para família
  • Para saber mais sobre o MEI, você pode clicar aqui.

Capacitação

Conhecimento nunca é demais, principalmente para quem trabalha com construção e reforma.

A cada dia surge uma tendência, técnica, produto ou ferramenta diferente para auxiliar e facilitar o trabalho.

Além disso, a tecnologia está cada vez mais presente e é preciso estar antenado no que está acontecendo!

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, profissionais mais qualificados têm mais privilégios diante da concorrência, podendo oferecer soluções melhores, mais criativas, inovadoras e acessíveis para os clientes.

A sua busca por capacitação pode começar de maneira online, seguindo e acompanhando nas mídias sociais profissionais que são referência no seu segmento, lendo artigos, participando de lives e debates, além de cursos de capacitação.

Qualidade do serviço oferecido

Se os clientes sentirem que estão obtendo bom valor, qualidade e serviço de você, é pouco provável que procurem outro profissional.

A qualidade do seu serviço é fundamental para fidelizar seu público e conquistar uma percepção positiva de você e do seu trabalho.

E ainda é uma forma de se diferenciar dos seus concorrentes, já que a experiência e o atendimento são valores cada vez mais importantes para os clientes.

Dessa maneira:

  • Seja gentil e educado
  • Comunique-se de maneira clara e adequada
  • Escute seu cliente e entenda suas reais necessidades para de fato atendê-las
  • Mostre sua competência, sendo ágil e oferecendo segurança
  • Sua palavra precisa ser equivalente a um contrato, sendo assim não prometa o que não pode cumprir e respeitar os prazos combinados

Relacionamento com o cliente

Relacionamento é uma espécie de conexão entre duas ou mais pessoas. Nesse caso, entre o profissional autônomo e o cliente.

Quanto mais agradável a experiência dele com o serviço que você prestou, mais chances desse cliente fazer serviços com você e ainda te indicar para outras pessoas.

Além disso, você consegue ter mais poder de negociação. Nem todas as obras e reformas são urgentes, se você tem um bom relacionamento com o seu público, você pode agendar esse trabalho para um período que você tenha menos demanda.

Afinal, essa pessoa interessada no seu trabalho sabe que pode confiar em você e, provavelmente, não arriscaria apostar em outro profissional.

Uma dica para que essa negociação seja de sucesso é oferecer um valor diferenciado e com desconto. A flexibilidade conta para os dois lados.

Ter cadastro em uma plataformas de serviços

Hoje em dia, a internet é uma grande aliada da sociedade.

Para quem é profissional autônomo, pode ser uma ótima oportunidade para aumentar a visibilidade do serviço oferecido.

As mídias sociais, por exemplo, podem ser uma grande vitrine para expor o trabalho. Neste material, você tem acesso à várias dicas para usar as principais redes sociais para divulgar seu serviço.

Proporcionamos aos nossos parceiros a possibilidade de aumentar sua renda e ter serviço ao longo do ano, diminuindo a oscilação na agenda.

Seguindo essas 5 dicas, sua agenda de trabalho tem mais chances de estar sempre cheia. Investir em você e no relacionamento com o cliente tem tudo para dar certo e render bons frutos.

Referência: https://bityli.com/GlPbkRy

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